Alertas da Defesa Civil sobre chuvas muito intensas e as diferenças entre entender e ignorar
- bvambiente
- 4 de abr.
- 2 min de leitura

É muito importante levar em consideração os alertas emitidos pelos órgãos competentes. São equipes que estudam o clima e monitoram o tempo para previsão das chuvas e da intensidade delas, e orientam procedimentos a serem tomados em caso de emergências.

Com o histórico de alagamentos, enchentes e inundações na nossa região e o quão acertadas foram as previsões e alertas, é preciso que se construa uma iniciativa coletiva de cooperação entre instituições, comércio, serviços e demais atividades, para suspender as aulas e o atendimento/funcionamento nos estabelecimentos a fim de não colocar em risco a vida das pessoas. Exigir deslocamentos/presença enquanto se sabe que uma chuva muito forte está para acontecer é colocar vidas em risco. Repetem-se os congestionamentos, as quedas de arvores e postes de energia, água contaminada a correr como rios nas ruas e o caos nas vias públicas, enquanto a população se vê ilhada, presa no trânsito, caminhando em vias alagadas e correndo tantos riscos que poderiam ser evitados caso os alertas fossem respeitados por todos.
Nosso respeito aos profissionais e voluntários que trabalham em prol da prevenção de desastres e no atendimento a emergências. Que estejamos sempre atentos e em uníssono a cobrar dos governos a valorização das ciências do clima e seus estudiosos e trabalhadores, e a ampliação da estrutura urbana necessária para escoar as águas e atender os atingidos.
Telefones de emergência
Defesa Civil 199 ou 0800 0230 199
Bombeiros 193
Samu 192
Serviços de alertas da Defesa Civil por SMS e Whatsapp
A Defesa Civil de Duque de Caxias e de outras cidades da Baixada Fluminense envia SMS com alertas de riscos de desastres e orientações de autoproteção, assim como a Defesa Civil Nacional, pelo Whatsapp, para telefones cadastrados. Enviando o número do CEP por SMS para 401999, a Defesa Civil retorna com informações e alertas para a região do CEP informado.

Já a Defesa Civil Nacional, envia alertas pelo Whatsapp. Conforme informações do site do Ministério do Desenvolvimento Regional, "para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples "Oi". Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais."