BV Ambiente e BV Jovem apresentam seus projetos na 26ª Mostra de Extensão, durante a programação da 33ª USM
- bvambiente
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
Na semana de 24 a 28 de março de 2025, aconteceu a 33ª UERJ Sem Muros, evento que promove a divulgação das atividades da universidade nos âmbitos da ciência e tecnologia, cultura e artes, pautado no tripé ensino, pesquisa e extensão. Neste ano, a temática foi Democracia, Sustentabilidade e Justiça Social, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Inserida na 33ª edição da USM, ocorreu a 26ª Mostra de Extensão. O projeto da Biblioteca Virtual do Meio Ambiente da Baixada Fluminense (BVAmbiente), vinculado ao Laboratório de Geografia Física, Estudos Ambientais e Práticas de Ensino (LABGEOFEAPE) participou no dia 24 com a apresentação da bolsista Lorena Gonçalves de Jesus. No mesmo dia, o bolsista Heleno Junio A. da Silva apresentou o projeto da Biblioteca Virtual Jovem de Meio Ambiente, a BV Jovem.
Lorena Gonçalves ao lado do banner de apresentação do projeto BV Ambiente, e Heleno Junio, apresentando o projeto BV Jovem.
Ambos os projetos relacionam-se com os ODS, e suas abordagens contribuem para múltiplos objetivos, e dentre alguns, destacamos:
ODS 13 (Combate às Alterações Climáticas): busca melhorar a educação, aumentar a conscientização e capacitação humana e institucional para mitigação, adaptação e redução de impactos climáticos e alerta precoce da mudança do clima.
ODS 14 (Vida na Água): prioriza a proteção de ecossistemas marinhos e costeiros, para evitar impactos adversos significativos, além de conservar as zonas costeiras e marinhas, de acordo com a legislação e com base na melhor informação científica disponível.
ODS 15 (Vida Terrestre): visa assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce, com ênfase no combate ao desmatamento e desertificação, pois pretende promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento, restaurar a terra e o solo degradado, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações, e lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação do solo.
ODS 11 (Cidades Sustentáveis): foca na redução de mortes e impactos de desastres relacionados à água, protegendo populações vulneráveis. no tocante aos desastres , com a premissa de reduzir significativamente o número de mortes e pessoas afetadas por catástrofes, e proteger os pobres e as pessoas em situação de vulnerabilidade
ODS 4 (Educação de Qualidade): destaca a formação de professores qualificados, tema integrado à Licenciatura em Geografia com ênfase em Meio Ambiente da FEBF.
Enquanto projetos extensionistas, a BV Ambiente e a BV Jovem também destacaram em suas apresentações a atuação como divulgadores das geociências, informando visitantes e avaliadores sobre as oficinas, palestras e jogos que realiza com a comunidade junto ao demais projetos da FEBF, além do material textual, técnico e didático que está disponibilizado nos sites.
Se você se interessa em conhecer o campus da UERJ-FEBF e o trabalho desenvolvido pelo LABGEOFEAPE, agende uma visita!