top of page

BV Ambiente e BV Jovem apresentam seus projetos na 26ª Mostra de Extensão, durante a programação da 33ª USM

Na semana de 24 a 28 de março de 2025, aconteceu a 33ª UERJ Sem Muros, evento que promove a divulgação das atividades da universidade nos âmbitos da ciência e tecnologia, cultura e artes, pautado no tripé ensino, pesquisa e extensão. Neste ano, a temática foi Democracia, Sustentabilidade e Justiça Social, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Professora Andréa Paula de Souza, coordenadora dos projetos da BV, junto de parte da equipe do LABGEOFEAPE (ao fundo).
Professora Andréa Paula de Souza, coordenadora dos projetos da BV, junto de parte da equipe do LABGEOFEAPE (ao fundo).


Inserida na 33ª edição da USM, ocorreu a 26ª Mostra de Extensão. O projeto da Biblioteca Virtual do Meio Ambiente da Baixada Fluminense (BVAmbiente), vinculado ao Laboratório de Geografia Física, Estudos Ambientais e Práticas de Ensino (LABGEOFEAPE) participou no dia 24 com a apresentação da bolsista Lorena Gonçalves de Jesus. No mesmo dia, o bolsista Heleno Junio A. da Silva apresentou o projeto da Biblioteca Virtual Jovem de Meio Ambiente, a BV Jovem.


Lorena Gonçalves ao lado do banner de apresentação do projeto BV Ambiente, e Heleno Junio, apresentando o projeto BV Jovem.


Ambos os projetos relacionam-se com os ODS, e suas abordagens contribuem para múltiplos objetivos, e dentre alguns, destacamos:


  • ODS 13 (Combate às Alterações Climáticas): busca melhorar a educação, aumentar a conscientização e capacitação humana e institucional para mitigação, adaptação e redução de impactos climáticos e alerta precoce da mudança do clima.  

  • ODS 14 (Vida na Água): prioriza a proteção de ecossistemas marinhos e costeiros, para evitar impactos adversos significativos, além de conservar as zonas costeiras e marinhas, de acordo com a legislação e com base na melhor informação científica disponível. 

  • ODS 15 (Vida Terrestre): visa assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce, com ênfase no combate ao desmatamento e desertificação, pois pretende promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento, restaurar a terra e o solo degradado, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações, e lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação do solo. 

  • ODS 11 (Cidades Sustentáveis): foca na redução de mortes e impactos de desastres relacionados à água, protegendo populações vulneráveis. no tocante aos desastres , com a premissa de reduzir significativamente o número de mortes e pessoas afetadas por catástrofes, e proteger os pobres e as pessoas em situação de vulnerabilidade

  • ODS 4 (Educação de Qualidade): destaca a formação de professores qualificados, tema integrado à Licenciatura em Geografia com ênfase em Meio Ambiente da FEBF.


Enquanto projetos extensionistas, a BV Ambiente e a BV Jovem também destacaram em suas apresentações a atuação como divulgadores das geociências, informando visitantes e avaliadores sobre as oficinas, palestras e jogos que realiza com a comunidade junto ao demais projetos da FEBF, além do material textual, técnico e didático que está disponibilizado nos sites.




Se você se interessa em conhecer o campus da UERJ-FEBF e o trabalho desenvolvido pelo LABGEOFEAPE, agende uma visita!


 
 
bottom of page