Áreas de Atuação

           O objetivo principal da Biblioteca Virtual do Meio Ambiente da Baixada Fluminense é promover o acesso on-line eficiente e democrático a informações sobre o ambiente da Baixada Fluminense, tendo como critérios a historia ambiental, a formação social e os sistemas naturais que a compõe.

          A caixa de História Ambiental da região está dividida em três sub-tópicos independentes: Os Viajantes; As estradas de Ferro e as Comissões de Saneamento até o período de 1930. Nesta caixa procuramos também apresentar informações biográficas básicas sobre os atores sociais fundamentais que constituíram cada temática apresentada nos sub-tópicos.

          A caixa referente à Educação Ambiental buscou até o momento apresentar os marcos históricos de constituição da Educação Ambiental, assim como seus princípios e métodos no Brasil e no mundo. A navegação por essa caixa permite ao usuário conhecer diversos documentos e tratados referentes às diversas conferências internacionais, bem como os principais desafios ambientais postos atualmente.

          A caixa dos Sistemas Naturais tem como objetivo apresentar dados, fontes, literatura técnico-científico que auxilie na ruptura da ideia presente no senso comum de que a Baixada Fluminense se constitui apenas como um local degradado. No entanto, os ecossistemas da região ainda carecem de estudos por parte das instituições científicas. A diversidade ambiental local, por exemplo, incluindo as áreas já preservadas, é um campo pouco explorado. Assim, ainda são escassos os levantamentos da flora e da fauna, o mapeamento de áreas de manguezal, mata atlântica existente nas Unidades de conservação local ou em áreas remanescentes. As áreas naturais seguem as especificações do SNUC. 

Parceria
Contato