FAPP-BG / AHOMAR / FORAS

Fórum dos Afetados pela Indústria do Petróleo e Petroquímica pelas cercanias da Baía de Guanabara (FAPP-BG):         

       Constituído com o objetivo de garantir a participação da população e grupos afetados nas decisões relativas às atividades industriais, particularmente relacionadas à indústria do petróleo e petroquímica na região das cercanias da Baía de Guanabara.

Declaração de lançamento do Fórum dos Afetados pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas cercanias da Baia de Guanabara (FAPP-BG) : http://fappbg.blogspot.com/p/quem-somos.html#v2zX9rITW6pBvSLk.99

Site: http://fappbg.blogspot.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/FappBg?fref=ts

E-mail para contato: fappbg@gmail.com

Fórum de oposição e resistência ao shopping (FORAS):   

     

       A escola Armanda Álvaro Alberto foi uma das primeiras escolas da América Latina a servir merenda e atender a comunidade com atividades sociais. Fundanda por Armanda em 1921, a escola era um verdadeiro laboratório educacional, onde as crianças ficavam em horário integral, fazendo atividades como a construção de hortas.

      Atualmente essa importante parte da história de resistência da Baixada Fluminense é ladeada pela última mancha verde de Duque de Caxias que está ameaçada pela construção de um shopping, um grande empreendimento do setor privado. A obra já resultou no corte de 167 árvores centenárias da região. Várias entidades da sociedade civil se uniram então no Fórum de oposição e resitência ao shopping (FORAS) com o objetivo de pressionar os representantes políticos locais para que o empreendimento não seja localizado nessa área. O FORAS também luta pelo tombamento da Escola Municipal Armanda Álvaro Alberto

.

Site: http://foras.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/Foras-Caxias-1662640850676056/

Referências bibliográficas

ACSELRAD, Henri; HERCULANO, Selene; PÁDUA, José Augusto. Justiça ambiental e cidadania. Rio de Janeiro: Relumé Dumará, Fundação Ford, 2004.