Importância da Climatologia

          A climatologia é o estudo cientifico do clima. Ela utiliza técnicas estatísticas para sua medição, que são estudados em média 30 anos para definir o clima. (Feitos pela OMM - Organização Meteorológica Mundial).

         Ultimamente os estudos do clima têm sido muito importantes para a geomorfologia, servindo para explicar diversas formas de relevos e para as dinâmicas pluviais (com a lavagem do solo e perda dos nutrientes). A ação dos fatores geomorfológicos individuais depende de todas as relações do clima da paisagem respectiva e cada região climática tem um conjunto próprio de formas.

         O clima vai interferir diretamente na flora, na fauna, no solo e no homem; as forças externas que moldam a superfície terrestre são basicamente controladas pelas condições climáticas e ao mesmo tempo o clima perto da superfície também é influenciado pelos elementos da paisagem, a vegetação, a fauna, incluindo o homem através de suas várias atividades. (Um interfere no outro sucessivamente).

          Em cada lugar o clima vai se interceder de uma maneira, modificando assim na cultura, nos alimentos, nos tipos de vestimentas, nas doenças, no ar e os elementos da paisagem também interferem no clima. Como na fauna, por exemplo, o boi com seu gás. As raízes que causam intemperismo e erosão. Onde tem mais vegetação o clima é mais ameno e fresco.

          Pode-se dizer que o clima permite estudar a interação do homem com a natureza e pode fornecer importantes subsídios aos educandos, no sentido de apreensão dos conhecimentos geográficos (Meneguzzo e Meneguzzo, 2010).