Parque Natural Municipal do Curió (Paracambi)

      O Parque Natural Municipal do Curió está localizado em Paracambi, e faz divisa com os municípios Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes que se encontram na Região Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro. Teve sua criação autorizada pela a Lei Municipal nº 1001, de 29 janeiro de 2002. Ele obtém uma área de 913,96 hectares, aproximadamente 9,14 Km². Ele possui vários atrativos com um enorme potencial turístico e de lazer, como caminhadas em trilhas e esportes radicais, dentre eles o rapel, arborismo e mountain-bike. Está situado em meio à sub-bacia hidrográfica do Rio dos Macacos, possuindo cachoeiras e rios com águas frias e claras, dando um destaque maior para a Cachoeira Véu da Noiva.

      As justificativas para a implantação dessa Unidade de Conservação são diversas, como a implantação do corredor  Tingua-Bocaina¹.Além da sua ave-fauna² presente e a existência de habitats ideais para o aumento das populações de curió que, em função de excessiva captura, encontra-se reduzido. E também no parque encontramos uma mastofauna muito presente.

      É interessante também a implantação do Parque para a proteção de cabeceiras de rios, pois a região apresenta riqueza de recursos hídricos (o Rios dos Macacos, principal corpo de água presente na cidade de Paracambi, é um dos principais afluentes do Ribeirão das Lages e corta o Parque do Curió), como mananciais e nascentes, e imensa beleza cênica que confere elevado potencial para preservação. Além da elaboração de serviços socioambientais, como educação ambiental, pesquisa, preservação dos recursos hídricos, da fauna e flora, ecoturismo, produtos da biodiversidade e lei do ICMS ecológico.

Para conhecer o plano de manejo do parque clique aqui.

¹   É uma política estratégica para a conservação dos principais remanescentes florestais da Mata Atlântica. Garantido a implantação de estratégias de uso sustentável da biodiversidade da região.

Fonte: https://pt.scribd.com/document/45796850/PLANO-DE-MANEJO-DO-PARQUE-NATURAL-MUNICIPAL-CURIO-DE-PARACAMBI

²   Cuspidor (Conopophaga melanops); Tangará (Chiroxiphia caudata); Saíra-ferrugem (Hemithraupis ruficapilla); Garrinchão-de-bico-grande (Thryothorus longirostris); Supi-de-cabeça-cinza (Pipromorpha rufiventris); Capitão-de-saíra (Thryothorus longirostris); entre outros.

Fonte: https://pt.scribd.com/document/45796850/PLANO-DE-MANEJO-DO-PARQUE-NATURAL-MUNICIPAL-CURIO-DE-PARACAMBI