ENCHENTES

          As enchentes são fenômenos naturais, que ocorrem através das cheias dos canais fluviais, que  a partir de um alto índice de precipitação (volume de chuva) provoca o transbordamento da água dos rios ultrapassando o limite de suas margens.  Esse excesso de água deveria ser absorvido pelo cobertura vegetal, pelo solo e seguir seu curso natural, escoando seu excedente de água para outras áreas.

          Porém, devido a interferência do ser humano que vem alterando as dinâmicas do solo numa bacia hidrográfica, retirado a cobertura vegetal original e modificando a distribuição dos cursos d águas, tem provocado diversos problemas devido o seu processo de urbanização desordenado. Exemplo: Impermeabilização solo (asfalto), desmatamento, construções em áreas irregulares (nas margens dos rios _ várzeas), assoreamento dos rios, entre outros.

          Com esses impactos nas áreas da bacia hidrográfica temos a ocorrência de alguns problemas, como: inundações, transmissão de doenças através da água contaminada, perda de bens materiais e até mesmo a perda de vidas humanas.