Revista Brasileira de Geografia

      No ano de 1939, o IBGE iniciou a edição da Revista Brasileira de Geografia  (RBG) com conteúdo do ramo da geociência e de alguns estudos metodológicos. A Biblioteca Virtual do Meio Ambiente da Baixada Fluminense, disponibiliza links que dão acesso a algumas edições lançadas entre os anos de 1939 e 2005, com artigos relacionados à linha de nossa pesquisa.  As edições encontram-se no formato Adobe Acrobat . pdf, e será feito o download dos artigos, ao clicar nos links abaixo. As edições completas encontram-se originalmente na Biblioteca Virtual do IBGE.

 

 

      A Evolução Geomorfológica da Baía de Guanabara e das Regiões vizinhas - Artigo de prof. Francis Ruellan , publicado na Revista Brasileira de Geografia, em 1944.

              RBG_1944_Evolução Geomorfológica

 

 

      Notas sobre a evolução da ocupação humana na Baixada Fluminense - Artigo de Pedro Pinchas Geiger e Ruth Lyra Santos , publicado na Revista Brasileira de Geografia, em 1954.

              RBG_1954_Evolução da Ocupação

 

 

      Causas Geográficas do Desenvolvimento das Olarias na Baixada da Guanabara - Artigo de Maria da Glória de Carvalho Campos , publicado na Revista Brasileira de Geografia, em 1955.

              RBG_1955_Desenvolvimento das Olarias

 

 

     A Região Setentrional da Baixada Fluminense - Artigo de Pedro Pinchas Geiger , publicado na Revista Brasileira de Geografia, em 1956.

              RBG_1956_Região Setentrional

 

 

      Nova Iguaçu - Absorção de uma célula urbana pelo grande Rio de Janeiro - Artigo de M. T. de Segadas Soares , publicado na Revista Brasileira de Geografia, em 1962.

              RBG_1962_Nova Iguaçu

 

 

      Saneamento Básico e Problemas Ambientais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro - Artigo de Ciléa Souza da Silva (Coord.), José Carlos Valim Rodrigues e Nelly Lamarão Câmara , publicado na Revista Brasileira de Geografia, em 1990.

              RBG_1990_saneamento