História Ambiental

      Nesta Caixa de informação nosso objetivo é apresentarmos olhares e práticas diferenciadas sobre o ambiente da Baixada Fluminense.

    Em um primeiro momento destacamos a perspectiva de alguns viajantes que percorreram a região. Este olhar que "interroga" a realidade, ainda permeada pela fantasia do desconhecido, pela fantasia do ambiente tropical também busca descrevê-lo.

    Além dos viajantes, outros atores irão compor esta caixa, com destaque os engenheiros que em nome do saber técnico e científico promoveram profundas transformações no ambiente local e na dinâmica social existente.

    A intervenção dos engenheiros no ambiente da baixada foi dividida entre as construções das ferrovias e as comissões de saneamento que transformaram a paisagem original de seus rios. 

    Outros atores estão presentes e, também, irão contar e fazer a história da Baixada, como médicos, escravos, políticos, trabalhadores rurais, proprietários rurais. No entanto, cabe ressaltar que a dimensão destes atores sociais na construção da história desse ambiente ainda não foi contemplada em sua plenitude nesta primeira versão da BV.

https://boha.historia.ufrj.br/