Dinâmica Ambiental

    O espaço urbano tem se tornado um resultado da crescente ocupação humana que transforma o ambiente cada vez mais. Esta ocupação tem sido realizada de forma desordenada no espaço, subindo em direção as encostas e ao longo dos canais fluviais, causando riscos à sociedade como um todo.

    A noção de risco está associada ao perigo, dúvida, incerteza, desastre, catástrofe, a instabilidade, a vulnerabilidade e a suscetibilidade de um aspecto, fator ou momento. A percepção de risco está associada à experiência de uma sociedade ou de um individuo num momento instável, ou num dado evento ou ocorrência, ou de insegurança ou de vivência direta com o evento, isto é, um individuo constrói a partir da sua experiência vivida a concepção de risco.

    A terminologia de risco encontra muita variação em sua definição, podendo ser confundido ou substituído por evento, acidente, perigo, suscetibilidade, desastre. Em alguns dicionários, a definição de risco está associada à possibilidade e ao mesmo tempo ao perigo, mas para alguns autores o risco está ligado à ocorrência de eventos indesejáveis que podem ter por consequências perdas, logo pode ser natural, tecnológico e social.