O que é ?

Glossário:

Águas estuarinas:  Estuário é uma massa de H²O costeira semifechada que possui uma ligação livre com o mar aberto, é portanto extremamente afetado pela ação das marés, dentro deles H²O doce (oriunda dos sistemas terrestres) se mistura (diluí) com H²O marinha. São ambientes muito importantes pois devido ao fato de serem altamente produtivos (graças aos subsídios do fluxo de H²O e abundância de nutrientes).

Autoria: Muriel Braga Nunes

Fonte:www.coladaweb.com/biologia/ambienteestuarino.htm

Geoparque:  Segundo a definição da UNESCO, um geoparque é "um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-económico local. Deve abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo ou um mosaico de entidades geológicas de especial importância científica, raridade e beleza, que seja representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos. Poderá possuir não só significado geológico, mas também ao nível da ecologia, arqueologia, história e cultura".

Fonte: UNESCO

Câmara Municipal de Nisa, UNESCO avalia GEOPARK. Acedido em 18 Out 2006.

Parque Nacional:O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Fonte : Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)

Corredores ecológicos:  são obras do engenho humano que têm por objetivo estabelecer ou manter a comunicação da sociobiodiversidade entre diferentes fragmentos florestais e matas nativas remanescentes, protegidos ou não em unidades de conservação, e inscritos em uma mesma microbacia.

Fonte: Brasil, Anna Maria e Santos, Fátima. O ser humano e o meio ambiente de A a Z: dicionário -4 ed.rev e ampl - São Paulo, SP: Brasil Sustentável Editora, 2010.

Mastofauna: É a fauna caracterizada com uma diversidade de mamíferos. No Parque Natural encontramos o queixada e o cateto que são mais conhecidos como o porco-do-mato, mas possuem suas diferenças. Encontramos também o veado, que é o mais ameaçado do estado.

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090615184053AAtYD8p

Ecoturismo: O ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.

Pela riqueza de ecossistemas e de biodiversidade, o Brasil é um país privilegiado para a exploração dessa atividade. Segundo a Embratur, foram identificados 96 pólos de ecoturismo, divididos nas 5 regiões brasileiras. Além de apreciar a natureza o ecoturista pode também praticar os eco-esportes que cada localidade permite praticar. 

Fonte: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./ecoturismo/index.html&conteudo=./ecoturismo/rosto.html

Reserva da BiosferaReservas da Biosfera são áreas reconhecidas pelo Programa MaB (Man and Biosphere) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), como de importância mundial para a conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável. O Programa MaB no Brasil é coordenado pela COBRAMaB(Comissão Brasileira do Programa Homem e Biosfera) vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

 O país conta hoje com sete Reservas da Biosfera nos vários biomas nacionais (Mata Atlântica [no qual faz parte a REBIO do Tinguá], Cerrado, Caatinga, Pantanal, Amazônia, Serra do Espinhaço), todas de grandes dimensões e articuladas pela Rede Brasileira de Reservas da Biosfera. No Brasil as Reservas da Biosfera estão regulamentadas pela lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), amparadas no capítulo VI - Art.41