Parque Nacional da Serra dos Órgãos

  O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) está localizado nos municípios de TeresópolisPetrópolisGuapimirim e Magé abrangendo uma área de 10.600 hectares. A PARNASO é uma área de Mata Atlântica e possui 10 picos com mais de 2.000m e outros 6 com mais de 1.500m, uma coleção de altitudes nada típica do Brasil. A Pedra do Sino, com 2.263m, é o ponto culminante do Parque. O famoso pico do Dedo de Deus, com 1.692m, também está dentro da área de proteção. 

      O PARNASO foi o terceiro Parque Nacional criado no Brasil pelo decreto nº1822 de 30 de novembro de 1939 com o objetivo de preservar os mananciais de Teresópolis e as encostas florestadas para fins de pesquisa científica, além da conservação dos solos e o desenvolvimento do turismo. Na época de sua criação o Parque era subordinado ao serviço florestal do ministério da agricultura e estava sujeito ao regime estabelecido pelo código florestal aprovado pelo decreto n°23.793 de 23 de fevereiro de 1934. Possui o ICMBio como órgão gestor e é regido pelo SNUC. Em 02 de agosto de 1984, através do decreto n°90.023, foi definido o limite do Parque, dando-lhe a sua forma presente.

      Além da necessidade de proteger melhor as espécies ameaçadas, a ampliação do parque deve evitar que a expansão desordenada das cidades do entorno reduza ainda mais os remanescentes florestais e interrompa o corredor ecológico entre a Serra dos Órgãos e Tinguá.

 

* Esta unidade de conservação faz parte do Mosaico Central Fluminense.