top of page

APA Guapimirim​

     A área de proteção ambiental (APA) de Guapimirim localiza-se no fundo da Baia de Guanabara e abrange os municípios de São GonçaloItaboraíGuapimirim e Magé.Possui uma extensão de 14.340 hectares que compõe a maior área de manguezal preservada do Estado do Rio de Janeiro, com coordenadas geográficas entre 22º40`e 22º46` latitude sul e 42º57` e 43º07` longitude oeste; limita-se ao norte com a rodovia BR-493 e a área urbana do município de Magé ;ao sul com a serra de Itauna e ilha de Itaoca ;a leste com a rodovia BR-493 e o ramal de Itambi - campos 8; e a oeste com a Baia de Guanabara.

     A lei 6.902/81 prevê a criação de APAS que é uma nova categoria de unidade de conservação e difere das demais por contornar o problema de desapropriação de terras. Assim, respaldado pela lei citada acima, o governo federal sancionou o decreto 90.225 de 25 de setembro de 1984, criando a APA de Guapimirim, que têm hoje como órgão gestor o ICMBio.

     A APA Guapimirim abrange praticamente a última região de manguezais da orla da Baia de Guanabara. Desempenha um relevante papel na retenção dos sedimentos que contribuem para assorearem a Baia, contribuindo para a manutenção da taxa de produtividade das águas estuarinas que ainda hoje, através do produto da pesca artesanal, representa o sustento de inúmeras famílias da região. Além de manguezais, a APA Guapimirim compreende igualmente regiões ocupadas por atividades agrícolas e zonas urbanas, que são compostas por pequenos núcleos de pescadores, agricultores e população de baixa renda. De modo a compatibilizar essa ocupação com a proteção do manguezal, devem ser adotadas medidas, como o plano de manejo, que orientem a ocupação racional do solo e a conscientização da comunidade sobre a importância do ecossistema.

     O ecossistema de manguezal apresenta um elevado índice de diversidades biológicas, uma vez que sua estrutura propicia um grande número de nichos ecológicos¹ que são utilizados por inúmeras espécies nos diferentes estágios de desenvolvimento. Merece destaque o papel que desempenha como pouso de aves migrantes

 

Para conhecer o plano de manejo do parque clique aqui.

 

*Esta unidade de conservação faz parte do Mosaico Central Fluminense.

¹   Inclui não apenas o espaço físico ocupado por um organismo, mas também seu papel funcional na comunidade (como, por exemplo, sua posição na cadeia trófica) e a sua posição nos gradientes ambientais de temperatura, umidade, pH, solo e outras condições de existência. O núcleo ecológico de um organismo depende não só de onde vive, mas também do que faz (como transforma energia, como se comporta e reage ao meio físico e biótico e como o transforma) e de como é coagido por outras espécies (ODUM, 1972).

Fonte: http://www.icmbio.gov.br/apaguapimirim/quem-somos.html

bottom of page